Projeto Educando pelo Esporte

Alunos do Projeto Educando pelo Esporte visitam Usina Hidrelétrica da Duke Energy

Nos dias 24 e 25 de Setembro, os alunos do projeto Educando pelo Esporte – Núcleos 01 e 02 patrocinado pela empresa Duke Energy através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e executado pela Liga RMC de Esportes, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da usina hidrelétrica localizada na cidade de Chavantes, interior de São Paulo. As visitas às instalações da unidade ocorreram nos períodos da manhã e da tarde tendo sido atendidos 94 alunos.

O primeiro dia do passeio contemplou 48 alunos que integram o projeto esportivo na cidade de Timburi. No dia seguinte foi à vez de 46 crianças do núcleo de Chavantes, os quais estavam acompanhados dos professores e da coordenação do projeto, bem como dos Ssecretários de Esportes Diego Rossi do município de Timburi e de Laudelino Gallo da cidade de Chavantes, sendo que os visitantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre a geração de energia elétrica e as ações ambientais realizadas pela Duke Energy através do monitor da usina Sr. José Luiz que recepcionou os alunos com muita atenção de acordo com a programação estabelecida.

Após a visita realizada as instalações que incluiu a sala de comando e turbinas, os alunos receberam o kit lanche e uma cartilha informativa, cujo tema abordado é o Dia da Árvore, celebrado em 21 de Setembro.

” Podemos dizer que a visita foi de suma importância aos alunos do projeto com o objetivo de aprimorar a aprendizagem que é realizada em sala de aula. Gostaríamos de agradecer toda a atenção disponibilizada pela Duke Energy no processo da visitação “, comentou a coordenadora do projeto Rafaela Esteves Silva.

Programa de visitação

Responsável por oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do Rio Paranapanema, a Duke Energy recebe visitas de estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário, além de grupos vinculados a instituições governamentais ou não governamentais. O objetivo da iniciativa é promover uma integração com as comunidades circunvizinhas aos empreendimentos.

As visitas são agendadas previamente pelo site (www.duke-energy.com.br) e um monitor recebe o grupo para um passeio pelas instalações da unidade. O roteiro técnico apresenta o funcionamento da usina, a barragem e os programas ambientais desenvolvidos pela empresa.

Na última segunda-feira, dia 15/04/13 foi dado início as aulas do Projeto Educando pelo Esporte referentes ao núcleo 01 localizado na cidade de Chavantes-SP. No período da manhã as aulas foram realizadas no Ginásio do Irapé onde houve uma procura intensa por parte de crianças da comunidade, as quais estavam acompanhadas dos respectivos pais querendo obter maiores informações. Já no período da tarde, as aulas aconteceram no Ginásio Municipal onde a divulgação foi realizada na escola próximo ao local, sendo que o interesse dos alunos já no primeiro dia foi bastante positiva. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras no período da manhã no Ginásio do Irapé no horário das 08:00 às 11:00hs e no período da tarde no Ginásio Municipal das 14:00 às 17:00hs.

Na terça-feira foi a vez da cidade de Timburi-SP acolher o projeto em seu Ginásio Municipal. Da mesma forma, também ocorreu grande interesse das crianças do núcleo 2 , gerando um número de alunos muito satisfatório, se considerarmos ser início do projeto. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras no período da manhã e da tarde no Estádio Municipal das 08:00 às 11:00hs. e no período da tarde das 14:00 às 17:00hs.

Em ambos os locais, os professores com o auxílio de estagiário ministraram aulas recreativas com o objetivo de interação dos alunos junto aos professores como também entre eles mesmos. Após o término do primeiro ciclo de atividades, todos os alunos receberam um kit lanche composto de 01 fruta, 01 achocolatado, 01 bolacha salgada, 01 bolacha doce e 01 barra de cereal.

” Podemos dizer que para a semana de início a procura tanto dos pais como das crianças foi bastante intensa e proveitosa. A entrega do lanche surpreendeu as crianças pois muitos deles não tinham contato com alguns dos itens que foram oferecidos. Gostaria de agradecer aos secretários de esportes Lau (Chavantes) e Diego (Timburi) que abraçaram o projeto desde o início e fizeram esta semana ser um sucesso. Espero que os alunos tenham gostado desses primeiros dias e acredito que o projeto será de grande importância para eles pois estão deixando de ficarem ociosos e sim praticando atividade física onde estarão aprimorarando um pouco de cada modalidade inserida no projeto tais como: Futebol, Atletismo, Basquete e Vôlei “, comentou a coordenadora do projeto Rafaela Esteves Silva .

logo-rodape

Deixe um comentário

*

© 2011 RMC Esportes

Voltar ao Topo