Evento Sócio Educativo 2 – Visita ao Bombeiro

CRIANÇAS DO PROJETO EDUCANDO PELO ESPORTE VISITAM O CORPO DE BOMBEIROS COMO EVENTO SÓCIO EDUCATIVO.

As crianças do Projeto Educando Pelo Esporte – Núcleo Chavantes, Timburi e Piraju com base na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e Patrocínio da Duke Energy e execução da Liga RMC de Esportes visitaram o Corpo de Bombeiros.

No Núcleo de Chavantes visitaram o Corpo de Bombeiros de Ourinhos e quem apresentou os recepcionou foi o 1° Sargento PM Marcos, Cabo Reis, Cabo França, Cabo Nogueira e o Soldado DE Oliveira. Eles mostraram as viaturas e como realizam o procedimento no momento da saída para as ocorrências; os principais equipamentos utilizados para o salvamento e primeiros socorros as vítimas, antes da chegada ao hospital. Para finalizar a visita, os alunos assistiram a um vídeo e uma palestra que mostrava as atividades realizadas pelo Corpo de Bombeiros, que são: Salvamentos Terrestres, em Altura e Aquático; Produtos Perigosos; Resgates; Incêndios; Atividades Técnicas; Educacional e Social e Mergulho Autônomo. Eles orientaram aos alunos em relação aos Primeiros Socorros e como evitar acidentes domésticos, nas ruas e prevenir os alunos a se tornarem cidadãos de qualidades.

No Núcleo de Timburi também visitaram o Corpo de Bombeiros de Ourinhos. As crianças iniciaram a visita assistindo ao vídeo sobre pipas e a importância de não usar cerol e outro vídeo sobre as atividades dos bombeiros. Em seguida ouviram a palestra sobre acidentes domésticos e de como evitá-los. Depois o bombeiro fez uma demonstração no caminhão de bombeiro, os principais equipamentos utilizados para o salvamento e primeiros socorros as vítimas.

No Núcleo de Piraju as crianças visitaram o Corpo de Bombeiro de Piraju e foram recepcionadas pelo Sargento Maranho. A primeira parte da visita foi apresentada todas as instalações do batalhão, sendo estas, os veículos; materiais e vestuários utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Após explicações dos equipamentos todos os alunos foram colocados dentro do veículo para dar uma volta, com as luzes e a sirene ligadas. Para finalizar, o Sargento Maranho deu uma breve explicação dos cuidados que as crianças devem ter em casa e em outras situações de perigo.

Estas ações engrandecem o trabalho que vem sendo realizado nos Núcleos de Chavantes, Timburi e Piraju. Os trabalhos educativos de como os bombeiros trabalham, em qual situação chama-los para emergências, são de grande valia para a aprendizagem presente nas metas qualitativas do projeto, comenta a Coordenadora do Projeto Marcela Stefani.

© 2011 RMC Esportes

Voltar ao Topo